23 de Julho de 2019 • 20h

A maior e mais completa prova de eficiência alimentar,
qualidade de carcaça, precocidade e rusticidade do Angus brasileiro.

CRA-Verdana, 2ª Prova de Eficiência Alimentar.

Terminamos a 2º prova CRA-Verdana (Centro de Referência Angus – Verdana) de desempenho para machos da raça Angus, candidatos a reprodutores melhoradores, que foi realizada pelo CAT, Centro de Avaliação de Touros da empresa.
Essa prova é bastante extensa e muito dura para os animais. Um grande filtro, que provoca muita apreensão para o time Verdana/Seleon e, principalmente, para os proprietários que enviam os seus animais para participarem, na expectativa de sucesso. Com essa exposição dos indivíduos, de sua ascendência, dos produtores, de suas técnicas e de suas tecnologias, buscamos o reconhecimento dos melhores touros Angus nacionais.
Iniciamos os trabalhos no final de outubro de 2018, com uma adaptação dos animais que vieram de diferentes regiões e manejos. Esses permaneceram a pasto, suplementados ou não, até 16/02/2019, período para ajuste das condições sanitárias, aproximação dos pesos e adaptação aos novos companheiros, nos diferentes lotes formados.
O período de adaptação ao recinto da prova, aos bebedouros, aos cochos e à dieta teve início em 17/02/2019, com finalização no dia 11/03/2019 (22 dias, no total).
O primeiro período de provas, por 28 dias, com equipamentos eletrônicos para mensuração do consumo da dieta, a cada vez que o animal entrava no cocho para se alimentar, e para medir o peso do animal, quando entrava para beber água, foi realizado entre os dias 12/03/2019 e 09/04/2019.
Iniciamos o segundo período de 28 dias, em 10/04/2019, com término em 09/05/2019. Portanto, 78 dias de permanência nas dependências onde estão os equipamentos eletrônicos.
A dieta foi monitorada para produzir ganhos de um bom pasto, o que não foi fácil, pois os animais realmente são especializados em ganhar peso. Tivemos que empobrecer a dieta, constantemente, pois o objetivo não era buscar o maior ganho e, sim, aqueles indivíduos que são mais eficientes para ganhar peso.
Os dados coletados no equipamento da Intergado, as informações de ultrassonografia de carcaça feitas pela Aval, as notas para infestação de carrapatos e comprimento do pelo, os testes genômicos feitos pela Neogen e as genealogias foram enviados ao Dr. José Bento S. Ferraz, da USP de Pirassununga, que iniciou a sua análise, pelo segundo ano consecutivo.
Foram 8 meses de coleta de dados, discussões, ajustes e avaliações. Enfim, muito trabalho e expectativa pelo resultado de uma prova ampla. Os animais não foram pegos a laço. Pelo contrário, passaram por uma peneira fortíssima, apoiada essencialmente no seu desempenho, independentemente de sua origem. O resultado apurado não tem nenhuma reserva, o que é um outro ponto forte dessa avaliação.
Os reprodutores que buscamos para produzir os melhores animais de cruzamento formam agora, nessa segunda prova, um time acima da média.
Iniciamos com 87 animais puros, a maioria bem avaliados e selecionados pela Promebo. Desse total, descartamos e encaminhamos 8 para engorda e abate. Nove deles, sem condições adequadas para a filmagem e venda, serão oferecidos aos interessados, após o leilão, e poderão ser vistos na Verdana.
Serão disponibilizados no leilão, do dia 23 de julho, 70 animais registrados, avaliados geneticamente e aprovados nos exames sanitários e reprodutivos.
Foram quase 9 meses de prova, com um ritmo bastante intenso e acompanhamento de geneticistas, veterinários, zootecnistas, técnicos em áreas de Ciências Agrárias e de um departamento financeiro.
Na avaliação da próxima prova do CRA, em 2020, já teremos anexado os dados de desmame dos filhos meio sangue dos animais de 2018. Ou seja, esse grande projeto mostrará ainda mais a sua consistência. A roda começa a girar rumo aos objetivos traçados, ou seja, identificar touros Angus que apresentem progênies cruzadas com vacas Nelore, com excelente produtividade. Portanto um plano corajoso, de longo prazo, tocado por pessoas que acreditam no desenvolvimento da raça no Brasil e em seus resultados superiores para cria, engorda e produção de carne com valor agregado.
Nosso catálogo demonstra os dados de Conformação (C), Precocidade (P), Musculosidade (M), Circunferência Escrotal (CE), Área de Olho de Lombo (AOL), Gordura do Subcutâneo (EGS) e Picanha (EGP), Marmoreio (MAR), Consumo Alimentar Residual (CAR), Homozigose para Pelagem Preta (HOM), Pelo e Carrapato aliados à genealogia, sexo e idade.
Para organizar e facilitar a compreensão dos vários dados coletados, desde a genealogia e o nascimento, passando pelo desmame, recria e avaliação ao sobreano, na prova de desempenho e eficiência alimentar no CAR da Verdana, reunimos os valores, com diferentes ponderações, e elaboramos 4 índices característicos.
São eles: 1) Índice Bezerro: para quem busca touros mais adequados para produzir bezerros que desmamam pesados; 2) Índice Confinamento: para quem quer desempenho no confinamento; 3) Índice Carcaça: para quem deseja uma carcaça com carne de qualidade e 4) Índice Rusticidade: que busca animais mais adaptados ao meio ambiente tropical e subtropical.
No dia 23 de julho, dia do leilão, faremos a apresentação dos animais e uma discussão sobre a prova e seus índices, na Verdana, em Itatinga. Será o Café com Angus, aquecendo os motores para o remate. Uma excelente oportunidade para conhecer a empresa, os responsáveis pela prova, discutir os dados e, principalmente, verificar os animais que compõe esse grupo seleto de futuros reprodutores e doadores de sêmen.
Os animais do 2º Leilão CRA-Verdana estão em pastos próximos à central de Biotecnologia Seleon, prontos para entrar em quarentena e colheita de sêmen. Serão oferecidas condições especiais para a permanência e congelamento de sêmen na central.


Breno J P Barros
Diretor Seleon / Verdana
Responsável CAT Seleon / Verdana

Café com Angus

23 de Julho • Das 8 às 12h

Aberto para visitação dos animais que serão ofertados.

PARCEIROS
LS Guarita
Cabanha Santo Antão
Cabanha da Corticeira
Irmãos Soldera Agricultura e Pecuária
AgroNemitz
Cabanha Basca
Brasil Florestal
Tradição Azul
Rincon Del Sarandy
Cabanha Floripana
Cabanha Cia Azul

Making Of

Realização:

(14) 98899-5966

Transmissão:

(14) 3014-9144

Leiloeira:

(43) 3373-7077

Retransmissão:

Agência:

(18) 3621-7950


Apoio:

A Seleon tem a missão de contribuir para a criação de valor na cadeia produtiva da carne e do leite, através do fornecimento de serviços de biotecnologia em reprodução animal competitivos, inovadores, sustentáveis e confiáveis.
Uma empresa que já nasce moderna em sua estrutura e na filosofia de trabalho. Para alimentar uma população em constante crescimento.

© 2019 Seleon Biotecnologia - Todos os Direitos Reservados.